Indígenas repudiam fala de influenciadora após votação


Nas redes sociais, Aracelli, expôs que os indígenas foram os únicos que votaram no candidato petista no município de Confresa

Os indígenas de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá) emitiram uma nota de repúdio após a Influenciadora Aracelli Vasconcelos fazer um storie em seu Instagram, debochando e desmerecendo a escolha da tribo em votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reelegeu pelo terceiro mandato nas eleições no último domingo (30).

 

Nas redes sociais, Aracelli, expôs que os indígenas foram os únicos que votaram no candidato petista no município de Confresa.  

 

"Deixa eu esclarecer uma coisa para vocês gente, a sessão 158 é da Aldeia Urubu Branco, foi lá que teve praticamente todos os votos no Lula, foi lá foram os índios que votaram no Lula, não foram aqui em Confresa, Graças a Deus", pontuou.
 

A fala de Aracelli causou revolta nos indígenas que se sentiram ofendidos diante da exposição invasiva e preconceituosa da influenciadora. Ao GD, o Cacique Elber Ware'i Tapirapé, afirmou que o voto do povo de Apyãwa-Tapirapé foi 100% ao candidato Lula e que eles exerceram apenas exerceram a cidadania assim como o resto da população brasileira.

 

"No dia 30 de outubro de 2022, entendemos que o povo brasileiro exerceu a sua cidadania. O que está assegurada na Constituição Federal de 1988. O povo Apyãwa-Tapirapé, não foi diferente, o voto foi 100% para o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Estão querendo considerar que isso é uma fraude, mas não é. Foi uma decisão unânime de voto para o candidato eleito. Pode analisar que isso aconteceu tanto no 1° turno e quanto no 2º turno da eleição", pontuou.

 

A coordenação e organização Povo indígena de Apyãwa  por meio de nota repudiaram o ato e pontuaram o respeito da democracia, que a influenciadora não teve ao expor a tribo em suas redes sociais. Confira a nota completa na íntegra:

 

Em resposta a então influenciadora de Confresa-MT Aracelli Vasconcellos a Aldeia Urubu Branco, MUNICÍPIO de Confresa, pertencente ao povo Apyãwa-Tapirapé vem a público repudiar a fala da então influenciadora.

 

Primeiro gostaríamos de te corrigir, pois não somos índios, somos Indígenas. Segundo somos brasileiros os primeiros habitantes do Brasil e dessas terras, e assim como você Aracelli estamos exercendo o nosso papel de cidadãos e seguindo conforme a Constituição Federal. Sim, votamos no candidato Luiz Inácio Lula da Silva, somos um povo organizado e nos reunimos para discutir qual seria o melhor candidato a nos representar durante esses quatro anos, não vamos especificar aqui os nossos motivos, pois basta dar um Google nas falas do atual presidente, principalmente quando ele cita os povos originários.

 

Assim como você teve o direito de escolher em quem votar sem ser questionado os motivos, nós indígenas também temos, há 4 (quatro) anos estávamos na mesma posição que você, a diferença entre nós é que respeitamos a democracia e o resultado das urnas, afinal de contas esse país tende a ser regido por DEMOCRACIA.

 

Por fim, nós indígenas não aceitamos ser expostos dessa maneira, exposição essa que só reflete a incitação de violência e ódio.

 

Veja o vídeo: