Deputado Federal Coronel Assis afirmou em entrevista que o combate à impunidade é a maneira de se combater a criminalidade no país e que a revisão do Código Penal Brasileiro para endurecer as leis para quem comete delitos é necessária.
Ele concordou com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que defendeu a elaboração de legislação mais rígida para criminosos.
O parlamentar reconheceu que a educação e a desigualdade são pontos que contribuem para o cenário da criminalidade, mas ressaltou que o sentimento de impunidade é o principal fator que precisa ser combatido.
O deputado defende a legalização de armas para os cidadãos e afirma que é necessário combater o uso ilegal de armas de fogo.
Ele cita o caso da chacina em Sinop (MT), que resultou na morte de sete pessoas, para ressaltar a importância de combater as facções criminosas que possuem vasto armamento ilegal.
O deputado afirma que quem puxou o gatilho tem que cumprir sua pena integralmente na cadeia e que o uso ilegal de armas de fogo deve ser combatido separadamente do armamento civil.
O crime em Sinop ocorreu depois que a dupla de criminosos perdeu uma quantidade expressiva em dinheiro, cerca de R$ 4 mil, em uma partida de sinuca. A dupla voltou armada e matou sete pessoas.
O deputado argumenta que a revisão do Código Penal é um primeiro passo para que se tenha um processo penal forte que combata o sentimento de impunidade, que é o principal combustível para a violência.